Final de semana na Casa da OSPA tem concerto com solo de violino e recital de trombones (5 e 6/10)

Por Luiza Piffero / Ascom OSPA

Os talentos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS), estão em evidência na programação deste final de semana. No sábado, 5 de outubro, às 17h, a violinista da OSPA Brigitta Calloni é a solista do concerto Souvenir d’un Lieu Cher, com regência do maestro polonês Paweł Przytocki. Os ingressos estão à venda pelo Sympla, por valores entre R$ 10 e R$ 50. No domingo, 6 de outubro, às 18h, um grupo formado por trombonistas da OSPA traz uma seleção variada de composições para o instrumento no recital Paisagens Sonoras: Música de Câmara para Trio de Trombones e Piano. Mais detalhes sobre os dois eventos abaixo.

Brigitta Calloni. Crédito: Cícero Rodrigues

Sobre o concerto Souvenir d’un Lieu Cher

O concerto da OSPA em 5 de outubro leva o nome de uma grande obra do compositor russo Pyotr Ilyich Tchaikovsky (1840-1893): Souvenir d’un Lieu Cher (“memória de um lugar querido”). O solo caberá à musicista Brigitta Calloni, chefe do naipe de segundos violinos da OSPA. Doutora em performance de violino, Brigitta já integrou a Salzburg Chamber Soloists, a Orquestra Sinfônica Brasileira e, desde 2017, está na OSPA. A Orquestra estará sob regência do maestro polonês Paweł Przytocki, que já comandou as principais orquestras do seu país e hoje é Diretor Musical da Filarmônica Arthur Rubinstein, em Lodz. Será sua primeira vez à frente da OSPA.

“Souvenir d’un Lieu Cher” foi concebida em 1878 como um conjunto de três peças para violino e piano denominadas “Méditation”, “Scherzo” e “Mélodie”. Em 1896, ganharam um arranjo orquestral de Alexander Glazunov em uma suíte que se tornou a forma mais popular da obra. Segundo o próprio compositor, em carta enviada a sua mecenas Nadejda von Meck, “a primeira [peça] é a melhor, mas foi a que me deu mais trabalho (...). A segunda é um Scherzo muito rápido, e a terceira – uma Canção sem palavras.”

Na segunda parte do concerto, a OSPA interpreta Concerto para Orquestra, obra mais conhecida do renomado compositor polonês Witold Lutoslawski (1913-1994). Baseada em temas do folclore nacional, a peça estreou em 1954, em Varsóvia, projetando o nome do compositor para além do seu país natal. Possui três movimentos nos quais a Orquestra inteira é tratada como um instrumento virtuoso, assim como a obra homônima de Bartók (1944), uma de suas influências.

Foto recital
Paulo Bergmann, José Milton Vieira, Sabryna Pinheiro e Rodrigo da Rocha - Foto: Gabriel Bayer

Sobre o recital Paisagens Sonoras: Música de Câmara para Trio de Trombones e Piano

No domingo, a Série Música de Câmara apresenta uma atração muito especial: um trio formado por trombonistas da OSPA que estão entre os maiores nomes do instrumento no Brasil, José Milton Vieira, Sabryna Pinheiro e Rodrigo da Rocha, acompanhados ainda pelo pianista Paulo Bergmann. ‎O grupo percorrerá um panorama diversificado que mostra a expressividade e a potência do instrumento em diferentes formações. Tocarão juntos “Three Corales for Trombone Trio” (David Uber) e “Concerto for Three Trombones, Piano and Percussion”, de Derek Bourgeois. Além disso, cada trombonista tocará sozinho com acompanhamento ao piano peças de Eugène Bozza, Alexey Lebedev e Kevin Day.

“Este recital não só exibe a versatilidade do trombone, mas também proporciona uma jornada sonora que transita entre o clássico e o contemporâneo, destacando tanto a beleza do instrumento quanto o seu poder expressivo em diferentes contextos”, pontua José Milton Vieira. O recital ocorre no domingo (6/10), às 18h, na Sala de Recitais da Casa da OSPA. A entrada é franca e por ordem de chegada.

FUNDAÇÃO ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE
Concerto da Série Casa da OSPA – Souvenir d’un Lieu Cher

SÁBADO, 5 DE OUTUBRO DE 2024
Início do concerto: às 17h. Palestra Notas de Concerto: às 16h, com Francisco Marshall.
Onde: Sala Sinfônica do Complexo Cultural Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre, RS).
Ingressos: de R$ 10 a R$ 50 em sympla.com.br/casadaospa ou na Casa da OSPA no dia do concerto, das 12h às 17h.
Transmissão ao vivo: às 16h (Notas de Concerto) e às 17h (concerto) no canal da OSPA no YouTube.
Acesse o programa do concerto

Recital da Série Música De Câmara – Paisagens Sonoras: Música de Câmara para Trio de Trombones e Piano
DOMINGO, 6 DE OUTUBRO DE 2024, ÀS 18H

Onde: Sala de Recitais do Complexo Cultural Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre, RS).
ENTRADA FRANCA
Acesse o programa do recital

Estas atrações disponibilizam medidas de acessibilidade.