Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Sob aplausos, OSPA registra obras inéditas com solos de tuba

Publicação:

O concerto do último sábado ficará gravado não apenas na memória do público como nas plataformas digitais. A apresentação reuniu duas estreias mundiais para tuba, com solos de Wilthon Matos, músico da orquestra. 
Sob regência de André Cardoso, membro da Academia Brasileira de Música, os músicos debutaram “Momento Nordestino n° 5” – obra de Beetholven Cunha que contempla elementos da música popular do nordeste brasileiro – assim como o “Concerto para Tuba e Pequena Orquestra”, de Renato Segati, que narra musicalmente um triste e revigorante episódio na vida de Wilthon. As peças foram recebidas com calorosos aplausos.


Por fim, o concerto atravessou um repertório checo, com a consagrada “Sinfonia nº 8” de Antonín Dvorák, cuja peça se inspira na evasão do mundo urbano e na valorização da natureza na região da boêmia, onde o compositor passava os meses de verão com a família. 

Em acordo com as orientações do Governo do Estado do RS referentes à pandemia da Covid-19, o evento seguiu os seguintes protocolos de segurança: ocupação de até 15% da capacidade da Casa da OSPA, disponibilização de álcool gel aos visitantes, uso obrigatório da máscara, medição de temperatura na entrada, distanciamento social nos espaços de passagem e ao ocupar as poltronas da Sala de Concerto.

CLIQUE AQUI para assistir à apresentação.

Confira as fotos do espetáculo!

Crédito das Imagens: Pedro Heinrich

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre