Atualmente Bach é sinônimo de Johann Sebastian Bach, mas nem sempre foi assim. O gênio alemão teve 20 filhos e, durante um período, um deles chegou a superá-lo em fama: Carl Philipp Emanuel Bach (1714-1788). A obra desse compositor, hoje pouco executada nas salas de concerto, é o foco do próximo recital da Série Música de Câmara da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Constituído por músicos com ampla experiência como solistas, recitalistas e cameristas, o Quarteto Arsis executa uma seleção de obras de C.P.E. Bach às 18h do dia 7 de agosto, um domingo, na Sala de Recitais da Casa da OSPA.
O Quarteto Arsis é fruto da união de três músicos da OSPA, Viktoria Tatour (oboé), Leonardo Winter (flauta) e Tácio César Vieira (violoncelo), com o músico Fernando Rauber (cravo). Do amplo repertório de C.P.E. Bach, o grupo pinçou obras destacadas para cravo e flauta solo, uma sonata para viola da gamba (o instrumento predecessor do atual violoncelo), e dois trios-sonatas. “Dentre a produção composicional de C.P.E. Bach, os trios-sonatas destacam-se por sua expressividade, lirismo e elegância através de diálogos instrumentais”, pontua Winter.
Além de exímio cravista e compositor admirado por Beethoven, Haydn e Mozart, C.P.E. Bach foi um teórico consagrado por seu fundamental tratado sobre instrumentos de teclado. Inovador, foi um dos nomes de transição do período barroco para o clássico, tornando-se conhecido por um estilo elegante e muito expressivo (“empfindsamer stil” ou “estilo sensível”, em alemão) caracterizado por mudanças súbitas e expressivas de atmosferas, registros, dinâmicas e harmonias inusitadas. "Deve-se tocar com a alma, e não como um pássaro bem treinado", recomendava o músico.
Sobre o Quarteto Arsis
O Quarteto ARSIS é constituído por músicos com larga experiência e atuação profissional: Viktoria Tatour, que atua como primeiro oboé da OSPA e musicista convidada em outras orquestras; Leonardo Winter, flautista da OSPA e professor de flauta transversal no Departamento de Música e do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS; Fernando Rauber, cravista que tem colaborado com os ensembles de música antiga Sphaera Mundi Orquestra, Barroco Vivo e quarteto Ars Antiqua e professor Adjunto no Departamento de Música da UFRGS; e Tácio César Vieira, violoncelista da OSPA e professor na Casa da Música POA e no Centro Suzuki de Porto Alegre.
Série Música de Câmara 2022
A série “Música de Câmara” foi criada em 2016 para consolidar a presença de grupos de câmara na programação da OSPA. As apresentações privilegiam repertórios diversos compostos para formações pequenas e também música contemporânea. Com entrada franca, os recitais ocorrem aos domingos, às 18h, na Sala de Recitais da Casa da OSPA. Esta é a nona edição na Temporada 2022.
ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE (OSPA)
Recital da Série Música de Câmara – Quarteto Arsis
Quando: domingo, 7 de agosto de 2022, às 18h.
Onde: Sala de Recitais da Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre, RS).
ENTRADA FRANCA
Estacionamento: gratuito, no local.
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 6 anos.
Acessibilidade: pessoas com mobilidade reduzida.
Informações para o público: (51) 3288-1507 e 98608-0141, de segunda a sexta, das 9h às 18h.
PROGRAMA
Bach, Carl Philipp Emanuel (1714-1788)
Trio Sonata em Ré Menor, Wq. 145
I. Allegretto
II. Largo
III. Allegro
Solo-Sonata em Lá Menor para Flauta Solo, Wq. 132
- Poco adágio
Sonata em Sol Menor para Viola da Gamba e Cravo, Wq. 88
- Allegro Moderato
Sonata para Cravo Solo em Lá Menor, Wq. 49
- Moderato
Trio Sonata em Lá Menor, Wq. 148
I. Allegretto
II. Adágio
III. Allegro assai
Apresentação:
Quarteto Arsis: Flauta – Leonardo Winter (flauta), Viktoria Tatour (oboé), Tácio César Vieira (violoncelo), Fernando Rauber (cravo)
Direção Artística: Evandro Matté
Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio da Temporada Artística: Gerdau, Alibem e Banrisul.
Patrocinadores da Casa da Ospa: Banrisul, Vero, Panvel, Grupo Zaffari e Gerdau.
Apoio da Temporada Artística: Dufrio e Sulgás.
Realização: Fundação Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós, Secretaria da Cultura do RS, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo. PRONAC: 192458.
Acompanhe a OSPA:
instagram.com/ospabr