Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

OSPA leva concerto de Porto Alegre ao Santuário de N. Sra. de Caravaggio, em Farroupilha

Apresentações têm regência da norte-americana Rebecca Burkhardt nos dias 17 e 18/10

Publicação:

Por Tábata Kolling

Apresentações têm regência da norte-americana Rebecca Burkhardt nos dias 17 e 18/10

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) — fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS) — leva composições italianas de Porto Alegre a Farroupilha nos dias 17 e 18 de outubro. Com regência de Rebecca Burkhardt, o concerto Cervo, Koussevitzky, Respighi e Rossini integra a programação dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul e faz uma homenagem aos 20 anos da BandNews em Porto Alegre, trazendo aos palcos obras de Ottorino Respighi e Gioachino Rossini. Além delas, obras de Dimitri Cervo e de Serge Koussevitzky integram o programa, que tem como solista o contrabaixista vencedor do Concurso para Jovem Solista da Escola de Música da OSPA de 2024, João Schimitz. A apresentação acontece em duas sessões: a primeira é na sexta-feira (17/10), na Sala Sinfônica do Complexo Cultural Casa da OSPA, em Porto Alegre, às 20h, com transmissão ao vivo pelo canal da OSPA no Youtube. No sábado (18/10), a orquestra segue para Farroupilha, onde se apresenta no Santuário Diocesano N. Sra. de Caravaggio, às 19h, com entrada franca.

As apresentações iniciam com a Abertura Brasil 2018, do compositor brasileiro Dimitri Cervo. A obra estreou com a Orquestra Sinfônica da Venezuela, regida pelo próprio Dimitri, em 2018, e agora chega a Porto Alegre e a Farroupilha. Com início lento, a peça, que traz múltiplas inspirações — de Bach ao Minimalismo — chega a um fim apoteótico, segundo o compositor.


A imagem mostra um homem jovem sorrindo, em pé, segurando um contrabaixo vertical. Ele veste uma blusa cinza de manga longa, calça preta e sapatos marrons. Ele está em um ambiente com piso de madeira e várias cadeiras acolchoadas alinhadas em fileiras ao fundo. O cenário possui uma cortina preta cobrindo a parede, sugerindo ser um espaço de ensaio ou apresentação musical.

O programa continua com Concerto para Contrabaixo e Orquestra em Fá sustenido menor, op.3, composto em 1902 pelo russo Serge Koussevitzky (1874-1951). A peça, que tem arranjos de Jair Maciel, traz os solos do contrabaixista João Schimitz, vencedor do Concurso para Jovem Solista da Escola de Música da OSPA de 2024. Ele descreve o Concerto como “visceral”, intercalando sensibilidade e ímpeto em seus movimentos: “Interpretar esta obra, para mim, é encarar um percurso de corpo inteiro. É música que demanda o máximo, mas também devolve tudo: em beleza, em profundidade e em potência emocional”, diz João, que estuda na Escola de Música da OSPA sob a orientação do contrabaixista Eder Kinappe.

Após o intervalo, a regente Rebecca Burkhardt segue com a OSPA interpretando obras de grandes compositores italianos. De Ottorino Respighi (1879-1936), a obra Gli Uccelli, P.154, traduzida como Os Pássaros, se divide em cinco movimentos, quatro deles com o nome de diferentes espécies de aves e inspirados em peças de compositores que precederam Respighi: o primeiro, Prelúdio, e o último, O cuco, se baseiam nas músicas de Bernardo Pasquini, enquanto A pomba foi composto sobre a música de Jacques de Gallot, e A galinha, sobre a de Jean-Philippe Rameau. O penúltimo movimento, O rouxinol, foi inspirado em um compositor inglês desconhecido do século XVII.

Encerrando a apresentação, a Abertura da ópera Guilherme Tell, parte da última ópera de Gioachino Rossini (1792-1868). Composta em 1829, a obra teve libreto escrito por Victor Joseph Etienne (1764-1846), baseado na peça de mesmo nome de Friedrich Schiller (1759-1805), escrita em 1804. “É uma história de opressão da Áustria sobre o povo suíço e a resistência deste”, diz Burkhardt sobre a música. Dividida em quatro partes, a Abertura evoca um cenário pastoral, seguido de uma tempestade, um chamado tradicional de pastor e uma convocação aos patriotas suíços, conta Rebecca.

A regente atuou como Diretora de Atividades Orquestrais e regente de ópera na Universidade do Norte de Iowa de 1988 a 2020 e ocupou duas vezes o cargo de presidente nacional da College Orchestra Directors Association, nos Estados Unidos. Compôs peças para coro, música de câmara, orquestra e teatro musical, além de atuar em montagens de apresentações operísticas e teatrais. Com a OSPA, apresentará o mesmo repertório em dois locais com características bastante diferentes: primeiro na Sala Sinfônica da Casa da OSPA, em Porto Alegre, no ambiente tradicional dos concertos da OSPA, e então no Santuário Diocesano N. Sra. de Caravaggio, um amplo e tradicional local de devoção da população católica gaúcha, ligado diretamente às tradições dos imigrantes italianos, que trouxeram da terra natal a fé em Nossa Senhora de Caravaggio.

Em Porto Alegre, o contrabaixista da OSPA Eder Kinappe apresenta a palestra Notas de Concerto às 19h do dia 17 de outubro, na Sala de Recitais. Graduado em contrabaixo pela UFRGS e professor na Escola de Música da OSPA, Eder é membro fundador da Sphaera Mundi Orquestra e coordenou o 1º Festival Internacional de Contrabaixos da OSPA. Na palestra, que conta também com transmissão online pelo canal da OSPA no Youtube, ele abordará em profundidade as obras do programa e as biografias de compositores, regente e solista.

FUNDAÇÃO ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE

Cervo, Koussevitzky, Respighi e Rossini

Programação dos 150 Anos da Imigração Italiana
Concerto em homenagem aos 20 anos da BandNews em Porto Alegre

SÉRIE CASA DA OSPA — PORTO ALEGRE
SEXTA, 17 DE OUTUBRO DE 2025
Início do concerto: às 20h. Palestra Notas de Concerto: às 19h, com Eder Kinappe.
Onde: Complexo Cultural Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre, RS).
Ingressos: de R$ 10 a R$ 50. Descontos: ingresso solidário (com doação de 1kg de alimento), clientes Banrisul, Amigo OSPA, associados AAMACRS, sócio do Clube do Assinante RBS, idoso, doador de sangue, pessoa com deficiência e acompanhante, estudante, jovem até 15 anos e ID Jovem.
Bilheteria: em sympla.com.br/casadaospa ou no Complexo Cultural Casa da OSPA no dia do concerto, das 15h às 20h.
Estacionamento: gratuito, no local.
Transmissão ao vivo: às 19h (Notas de Concerto) e às 20h (concerto) no canal da OSPA no YouTube.

SÉRIE INTERIOR — FARROUPILHA
SÁBADO, 18 DE OUTUBRO DE 2025

Início do concerto: às 19h.
Onde: Santuário Diocesano N. Sra. de Caravaggio (Av. Dom José Barea, 6050 – Caravaggio – 1º Distrito, Farroupilha/RS).
ENTRADA FRANCA

PROGRAMA

Dimitri Cervo | Abertura Brasil 2018

Serge Koussevitzky | Concerto para Contrabaixo e Orquestra em Fá sustenido menor, op.3
(Arranjo de Jair Maciel)
- Allegro
- Andante
- Allegro

Intervalo

Ottorino Respighi | Gli Uccelli, P.154 (Os Pássaros)
Baseado nas obras de Bernardo Pasquini, Jacques Gallot & Jean-Philippe Rameau
- Prelúdio (Prelúdio, sobre a música de Bernardo Pasquini)
- A pomba (La colomba, sobre a música de Jacques de Gallot)
- A galinha (La gallina, sobre a música de Jean-Philippe Rameau)
- O rouxinol (L'usignolo — compositor inglês desconhecido do século XVII)
- O cuco (Il cuccù, sobre a música de Bernardo Pasquini)

Gioachino Rossini | Abertura da ópera Guilherme Tell

Apresentação: Orquestra Sinfônica de Porto Alegre
Solista: João Schimitz (contrabaixo)
Regente: Rebecca Burkhardt

Estes eventos disponibilizam medidas de acessibilidade.

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 6 anos.

Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio da Temporada Artística: Gerdau, Banrisul, TMSA e Tramontina.
Apoio da Temporada Artística: Unimed, Imobi e Intercity. Promoção: Clube do Assinante.
Realização: Fundação Cultural Pablo Komlós, Fundação OSPA, Secretaria da Cultura do RS, Ministério da Cultura, Governo Federal – Do lado do povo brasileiro.

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre