A Ospa Jovem - Orquestra Sinfônica do Conservatório Pablo Komlós / Escola de Música da Ospa celebrou em grande estilo o encerramento de suas atividades de 2017 com um concerto especial no Theatro São Pedro. No último domingo, 10 de dezembro, os jovens músicos, conduzidos por Arthur Barbosa, executaram repertório variado com composições tradicionais da música de concerto, além de obras brasileiras contemporâneas e trilhas de filmes como “Star Wars”. A apresentação também contou com a participação do Coro Jovem da Escola, regido por Cosmas Grieneisen, e do percussionista Yago Lima, aluno da instituição.
Antes do início da exibição, Diego Grendene de Souza, diretor da Escola da Ospa, ressaltou em seu discurso as conquistas da instituição nos últimos anos. Entre os destaques, está o projeto "Escola da Ospa na Comunidade", que há três anos, já levou mais de 60 recitais a diferentes instituições de Porto Alegre e região metropolitana. Alguns dos pontos altos da iniciativa em 2017, período que marca os 45 anos da Escola, foram as apresentações no Presídio Central de Porto Alegre e no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Padre Cacique da Fase-RS. Diego também falou que, a partir de 2018, o conservatório terá uma nova casa junto à sede administrativa da Ospa, no Palácio do Vice-Governador, o Palacinho, aumentando o seu número de alunos de aproximadamente 250 para 400 estudantes. Para custear a reforma do local e, também, a construção da casa de concertos da Ospa, foi criada a campanha de financiamento coletivo "Faça parte desta história", em que a sociedade pode contribuir para a concretização destes dois sonhos da sinfônica e de sua Escola.
O concerto começou com a participação do Coro Jovem, que acompanhou a Ospa Jovem em duas obras consagradas do Barroco: “Glória” e "Cum Sancto Spiritu”, de Antonio Vivaldi (1678 - 1741). Depois, os cantores ainda apresentaram "Baião de 4 Toques", de Luiz Tatit (1951 - ) e Zé Miguel (1962 -), e "Look at the World" do compositor britânico John Rutter (1945 - ). Na segunda parte do evento, o grupo orquestral interpretou uma sequência de grandes obras da música de concerto: o Tema de Abertura de "Assim Falou Zaratustra" de Richard Strauss (1864 - 1949), "Orfeu no Inferno" de Jacques Offenbach (1819 - 1880), "Farandole" de Georges Bizet (1838 - 1875), trecho da música da peça “L’Arlesienne”, e o famoso “Bolero” de Maurice Ravel (1875 - 1937). O programa também destacou a música de cinema com a "Suite Star Wars", de John Williams (1932 - ), trilha do filme “Guerra nas Estrelas”. O grupo apresentou, ainda, as músicas "Samba de Uma Nota Só" de Tom Jobim (1927 - 1994), "Frevo" de Duda do Recife (1935 - ) e "Broadway Tonight”, uma compilação de temas da Broadway arranjada por Bruce Chase. No bis, a plateia foi surpreendia com um belo arranjo da música "The Trooper" , da banda britânica Iron Maiden (1975 -).
Na Ospa Jovem, os instrumentistas são desafiados a executar composições em formato original, com o mesmo nível de dificuldade que, muitas vezes, os músicos profissionais da Ospa enfrentam ao vivo. A orquestra, formada principalmente por alunos da Escola, é parte essencial da formação musical oferecida pela instituição. O grupo é regido pelo maestro Arthur Barbosa e tem como diretor artístico Evandro Matté. Neste ano, a sinfônica cumpriu uma agenda de diversas apresentações gratuitas em teatros, feiras culturais, entre outros.
Veja a galeria!
Fotos: Maí Yandara