Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

OSPA Jovem e Coro Sinfônico da OSPA exploram o universo da ópera no concerto “Cortina Lírica” (04/11)

Apresentação gratuita na Casa da OSPA marca encontro inédito entre os dois grupos

Publicação:

Por Leonel Jacques / Ascom OSPA

Apresentação gratuita na Casa da OSPA marca encontro inédito entre os dois grupos

A OSPA Jovem promove um encontro especial entre música sinfônica, canto coral e o gênero operístico no concerto Cortina Lírica, que acontece na terça-feira, dia 4 de novembro, às 20h, no Complexo Cultural Casa da OSPA, em Porto Alegre. Sob regência de Arthur Barbosa, o espetáculo reúne pela primeira vez a orquestra mais avançada da Escola de Música da OSPA — fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS) — e o Coro Sinfônico da OSPA, grupo com 68 vozes preparadas pelo maestro Diego Schuck Biasibetti, em uma noite que celebra grandes momentos do repertório sinfônico-coral com obras de Beethoven, Verdi, Lehár e Bizet. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos em sympla.com.br/casadaospa.

Cerca de 145 músicos participam da abertura do concerto, com a Fantasia Coral, Op. 80, de Ludwig van Beethoven, obra que serviu de base para a escrita da Nona Sinfonia e que combina piano solista, vozes e orquestra. Para interpretá-la, a OSPA Jovem conta com solos do pianista do Coro Sinfônico da OSPA, Eduardo Knob, e de seis integrantes com muita experiência no Coro e no cenário do canto lírico no Rio Grande do Sul: Elisa Machado (soprano), Neide Severo (soprano), Carol Braga (mezzo-soprano), Felipe Bertol (tenor), Moisés Macêdo Bezerra (tenor) e Ricardo Barpp (baixo), acompanhados pelo Coro da OSPA durante o majestoso final da obra.

Foto de um grande grupo coral posando para uma foto oficial em um auditório com piso de madeira e painel acústico geométrico ao fundo. O grupo está organizado em duas fileiras: na frente, pessoas usando longas vestes pretas; na fileira de trás, pessoas vestindo ternos escuros com gravata. Todos estão olhando para a câmera, alinhados e com expressões neutras ou sorridentes. O ambiente tem iluminação clara e teto com estrutura em grade branca.
Coro da OSPA - Foto: Vinícius Angeli

Após a abertura, o público será conduzido a uma viagem pela ópera com trechos célebres de Giuseppe Verdi (1813-1883), Franz Lehár (1870-1948) e Georges Bizet (1838-1875). O Coro Sinfônico acompanha a OSPA Jovem em Coro dos Ferreiros, de Il Trovatore, Va, pensiero, de Nabucco, a Marcha Triunfal, de Aida e Habanera, de Carmen, com solos de Carol Braga, que também interpreta Ave Maria, da ópera Otello. Elisa Machado protagoniza os solos de Meine Lippen, sie küssen so heiß, de Giuditta, e Sempre libera, de La Traviata.

Segundo o maestro Arthur Barbosa, a proposta pedagógica de unir a OSPA Jovem a solistas vocais e ao coro aproxima os jovens músicos da orquestra de uma vertente central da música de concerto: o repertório lírico. “Trazer ao jovem músico essa experiência é parte de nossa missão de prepará-lo para o mercado da música de concerto, oferecendo contato com obras de grande porte e diferentes formações”, explica Barbosa. O regente do Coro Sinfônico da OSPA, Diego Schuck Biasibetti, destaca que a diversidade de formações e a “orquestração” das vozes torna o programa muito rico, e valoriza a sintonia entre os grupos, comentando que a “juventude contagiante do Coro da OSPA combina perfeitamente com uma orquestra jovem, porém, que já demonstra uma grande maturidade musical”.

FUNDAÇÃO ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE

Concerto da OSPA Jovem – Cortina Lírica

Quando: Terça-feira, 4 de novembro, às 20h

Onde: Complexo Cultural Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre, RS).

ENTRADA GRATUITA*

*Retirada de ingressos em sympla.com.br/casadaospa

Estacionamento: gratuito, no local

Acesse o programa do concerto

Este evento disponibiliza medidas de acessibilidade.


Lei de Incentivo à Cultura

Patrocínio da Temporada Artística: Gerdau, Banrisul, TMSA e Tramontina.

Apoio: Unimed, Triel-HT, Imobi e Intercity.

Realização: Fundação Cultural Pablo Komlós, Fundação OSPA, Secretaria da Cultura do RS, Ministério da Cultura, Governo Federal – do lado do povo brasileiro.

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre