Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

OSPA destaca Tchaikovsky e Korngold com solo de violino de Pablo de León (30/10)

Publicação:

Maestro Evandro Matté rege a apresentação na Casa da OSPA, com transmissão ao vivo pelo YouTube / Na imagem, o regente do próximo sábado (Crédito: Maí Yandara)

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), prepara um concerto com atmosfera de romance para o próximo sábado, dia 30 de outubro. O violinista Pablo de León, spalla da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, fará a sua estreia como solista convidado da OSPA no “Concerto para Violino em Ré Maior”, de Erich Korngold, um dos primeiros grandes compositores de trilhas sonoras de Hollywood. O programa também inclui uma das principais obras de Tchaikovsky, a sua quarta sinfonia. A regência é do maestro e diretor artístico da OSPA, Evandro Matté.

A OSPA se apresenta todos os sábados, às 17h, na Casa da OSPA, com transmissão ao vivo pelo canal da orquestra no YouTube. O ingresso pode ser trocado por 1kg de alimento não perecível (veja detalhes no serviço abaixo). É obrigatória a apresentação de comprovante de vacinação.

Natural de Cascais (Portugal), Pablo de León realizou a sua formação musical no Brasil e em Israel, com Chaim Taub, e hoje mora em São Paulo. Para ele, tocar com a OSPA terá um significado especial já que o seu pai, o violista uruguaio Alejandro de León, foi músico da OSPA entre 1968 e 1974. Porto Alegre foi a cidade onde seus pais se conheceram, por isso León quis apresentar uma obra que tivesse o amor como tema. “Concerto para Violino em Ré Maior”, de Erich Korngold (1897 – 1957) foi a escolhida. “É um concerto sobre o amor e as suas dificuldades, talvez possa se dizer que é sobre amor e ódio. Acho que é uma música apropriada para este momento também. O amor durante a pandemia foi muito difícil, ninguém podia se encontrar”, avalia Pablo de León. 

Korngold era um judeu austríaco que escapou do Holocausto ao migrar para os Estados Unidos antes da 2ª Guerra Mundial. Lá fez carreira compondo trilhas sonoras para filmes como “Outra Aurora” (1937), “Juarez” (1939), “Adversidades” e “O Príncipe e o Mendigo” (1937). Algumas melodias desses títulos poderão ser ouvidas neste sábado, pois fazem parte de “Concerto para Violino em Ré Maior”. Composta entre 1937 e estreada em 1947, a obra é extremamente desafiante para o solista e traz em si a atmosfera dos melodramas hollywoodianos da época. 

Na segunda parte da apresentação, o público ouvirá outro compositor conhecido por obras de grande dramatismo, Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840 – 1893). O músico russo foi um dos expoentes do período romântico e seus balés estão entre os mais populares do mundo. Uma de suas obras favoritas é a “Quarta Sinfonia”, que o compositor dedicou à mecenas Nadezhda von Meck. Em uma carta para a amiga, Tchaikovsky detalha cada parte da sinfonia, citando, por exemplo, que o terceiro movimento evoca as imagens que passam pela imaginação quando se está embriagado, e o final exuberante exprime uma “grande festa popular”. Na opinião do maestro Evandro Matté, é “uma obra grandiosa, com momentos melancólicos e outros vivos e brilhantes, terminando com um final à moda dos desfechos imponentes de Tchaikovsky”.

Evandro Matté (regente – Brasil)
É diretor artístico e maestro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, da Orquestra Theatro São Pedro e do Festival Internacional SESC de Música, em Pelotas. Realizou sua formação musical na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na University of Georgia (Estados Unidos) e no Conservatoire de Bordeaux (França). Desde 2006, atua como regente e, como convidado, já esteve à frente de orquestras de Uruguai, Argentina, China, Portugal, República Checa, Croácia, Alemanha, Itália, Colômbia e Estados Unidos. Em 2019, foi condecorado pelo Ministério da Cultura da França pelo desenvolvimento das artes francesas em seu domínio artístico.

Pablo de León (violino – Portugal/Brasil)
Natural de Cascais (Portugal), foi bolsista da Fundação Vitae para aperfeiçoamento em violino e música de câmara na classe do professor Chaim Taub, em Israel. Como solista tem se apresentado frente a importantes orquestras brasileiras e estrangeiras, sob a regência de maestros como John Neschling, Leon Spierer, Ira Levin, Jamil Maluf, José Maria Florêncio, Roberto Minczuk, Osvaldo Ferreira, entre outros. Atuou como spalla da Orquestra Sinfônica Brasileira da Cidade do Rio de Janeiro de 2008 a 2014 e desde o ano 2000 ocupa o cargo de spalla da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. Desde 2003, sob a regência do maestro Valery Gergiev, é o único violinista brasileiro a fazer parte da World Orchestra for Peace. Fundada por Sir Georg Solti e composta por spallas das principais orquestras do mundo.

Visita segura
Em acordo com as orientações do Governo do Estado do RS referentes à pandemia da Covid-19, o concerto seguirá os seguintes protocolos de segurança: ocupação reduzida da Casa da OSPA, disponibilização de álcool gel aos visitantes, medição de temperatura na entrada, distanciamento social nos espaços de passagem e na ocupação das poltronas da Sala de Concerto. O público deverá apresentar um comprovante de vacinação e usar máscara durante todo o concerto. Também é possível acompanhar os concertos da OSPA gratuitamente e ao vivo pelo canal da orquestra no YouTube e pela plataforma #CulturaEmCasa.

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA)
21º concerto da Série Casa da OSPA – Temporada 2021
KORNGOLD & TCHAIKOVSKY

Quando: 30 de outubro de 2021, às 17h. Abertura das portas: 16h.
Onde: Casa da OSPA (Centro Administrativo Fernando Ferrari – Av. Borges de Medeiros, 1.501), Porto Alegre, RS.
Ingresso: 1 kg de alimento não perecível. Bilheteria on-line* (INGRESSOS ESGOTADOS): uhuu.com, de quinta-feira (28), às 12h, até sexta-feira (29), às 11h59. Entrega do alimento no dia do concerto. Bilheteria na Casa da OSPA*: sexta-feira (29) e sábado (30), das 12h às 17h. Entrega do alimento ao retirar o bilhete.
*Acompanhe a disponibilidade de ingressos pelas redes sociais e pelo site ospa.org.br. Há limite de dois ingressos por CPF.

Estacionamento: gratuito, no local. Classificação indicativa: não recomendado para menores de 6 anos.
Acessibilidade: a Casa da OSPA oferece acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e programas em braile.
Na internet: ao vivo, gratuitamente, em youtube.com/ospaRS e pela plataforma culturaemcasa.com.br
Informações para o público: (51) 98608-0141, de segunda a sexta, das 9h às 18h.

Programa
Regente: Evandro Matté (regente – Brasil)
Solista: Pablo de León (violino – Portugal/Brasil)

Korngold, Erich Wolfgang  | Concerto para Violino e Orquestra em Ré Maior, op. 35   
I. Moderato nobile
II. Romance – andante
III. Finale – allegro assai vivace

Tchaikovsky, Piotr Ilitch | Sinfonia nº 4 em Fá Menor, op. 36  
I. Andante sostenuto. Moderato con anima
II. Andantino in modo di canzona
III. Scherzo. Pizzicato ostinato. Allegro
IV. Finale. Allegro con fuoco

 Direção Artística: Evandro Matté  

Apresentação:
Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) 

Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio da Temporada Artística: Banrisul e Alibem.
Patrocinadores da Casa da Ospa: Banrisul, Vero, Panvel, Grupo Zaffari e Gerdau.
Apoio da Temporada Artística: Dufrio e Sulgás.
Realização: Fundação Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós, Secretaria da Cultura do RS, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal – Pátria Amada Brasil.

Acompanhe a OSPA pelas redes sociais:
facebook.com/ospabr
instagram.com/ospabr
twitter.com/ospabr

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre