Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

OSPA abre temporada 2022 com novidades, homenagem e aplausos

Publicação:

Os 50 anos da Escola de Música da OSPA, um solo de piano e intensos aplausos do público marcaram o espetáculo que abriu a temporada da OSPA. A apresentação contou com uma série de novidades tanto no grupo orquestral quanto na Sala Sinfônica: foi a estreia de músicos que ingressaram na orquestra após a abertura de um concurso público, assim como o primeiro concerto com nova iluminação cênica e palco estendido para acomodar as dezenas de instrumentistas do corpo orquestral.

A programação cultural iniciou às 16h na Sala de Recitais, um pouco antes do concerto, com a primeira edição do Notas de Concerto - Preleções sobre as obras da temporada OSPA. O historiador e ativista cultural Francisco Marshall abriu o projeto, contextualizando sobre o repertório e os compositores Felix Mendelssohn e Gustav Mahler – nomes contemplados no programa da tarde.

Com público presencial e transmissão ao vivo, o espetáculo foi aberto às 17h, sob regência de Evandro Matté. Os músicos subiram ao palco pela primeira vez para executar o “Concerto para Piano n°2 em Ré Menor, Op. 40”, de Felix Mendelssohn – peça com solo do pianista Eduardo Monteiro que foi intensamente aplaudida. 

No intervalo, Diego Grendene de Souza, diretor da Escola da OSPA, falou sobre a importância do conservatório, que chegou a meio século de música e educação – marca histórica que foi celebrada com uma apresentação da Camerata da OSPA Jovem no saguão da Casa da OSPA. O encerramento do programa da tarde ficou por conta da imponente ‘‘Sinfonia Titã’’, de Gustav Mahler, que foi aclamada pela plateia presencial e on-line. 

Assista à apresentação completa AQUI!

Confira abaixo as fotos do concerto!

Crédito das imagens: Vitória Proença

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre