Peça fundamental de qualquer orquestra, mas pouco conhecida pelo público, a viola (também chamada de viola de arco) é a protagonista da próxima edição da Série Música de Câmara da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul. No domingo, dia 13 de novembro, às 18h, a Sala de Recitais da Casa da OSPA recebe uma apresentação concebida para valorizar o repertório do instrumento, com cinco músicos convidados. A apresentação é gratuita.
O recital é realizado em parceria com o VI Encontro Nacional de Violistas – ENVIO, que ocorre na Casa da OSPA entre os dias 12 e 15 de novembro. Estudantes, profissionais e amantes do instrumento se reunirão para cumprir uma intensa programação de atividades (mediante inscrição prévia). O recital de domingo, entretanto, é aberto ao público e consiste em uma oportunidade de conhecer melhor o instrumento que costuma ser confundido com o violino por ter um formato muito semelhante. “Nosso encontro tem como objetivo focar neste instrumento, que é peculiar. É maior e mais pesado do que o violino, portanto exige uma preparação física diferenciada, tem um timbre mais grave, muito parecido com o da voz humana”, explica a violista da OSPA Gabriela Vilanova, que organiza o VI ENVIO.
Apesar de ter nascido na mesma época que o violino, a viola só despontou como solista no século 20, portanto seu repertório é muito novo e moderno. O recital de domingo será uma vitrine para algumas dessas peças. Está dividido em três momentos. A viola brilha como instrumento solo nas mãos de Emerson de Biaggi, professor da Unicamp, e depois com Hella Frank. Em seguida, as professoras da UFRGS Hella Frank (viola) e Cristina Capparelli (piano) estreiam “Sonatina para Viola e Piano”, escrita pelo compositor alemão Ernst Mahle (n. 1929) especialmente para Hella em 2022. Por fim, uma série de quatro obras será interpretada pelo Duo Portinari – formado pelo casal radicado em São Paulo Peter Pas (solista de viola da OSESP), e Soledad Yaya (solista de harpa na Orquestra Experimental de Repertório do Teatro Municipal de São Paulo).
Sobre o VI ENVIO
O Encontro Nacional de Violistas – ENVIO é um evento anual promovido pela Associação Brasileira de Violistas (ABRAV), filiada à Internacional Viola Society (IVS). A sexta edição ocorre na Casa da OSPA, entre os dias 12 e 15 de novembro de 2022. Voltado ao público em geral, violistas amadores, estudantes, profissionais de orquestra e professores, o evento conta com uma intensa programação incluindo masterclasses, oficinas, palestras, workshops, mesa redonda, yoga para músicos, concertos abertos ao público e roda de choro. Os professores convidados vêm de diferentes estados: Ana Cielo Guerra, Camila Meirelles, Cleverson Cremer, Cosmas Grieneisen, Darya Fillipenko, Emerson de Biaggi, Fabio Saggin, Gabriel Polycarpo, Gabriela Vilanova, Hella Frank, Luciano Pontes, Maria Fernanda Canabarro, Naila Domingos e Peter Pas. Para participar, é necessário realizar inscrição até o dia 12/11. Maiores informações em abrav.org/vienvio.
Sobre a Série Música de Câmara
A série “Música de Câmara” foi criada em 2016 para consolidar a presença de grupos de câmara na programação da OSPA. As apresentações privilegiam repertórios diversos compostos para formações pequenas e também música contemporânea. Com entrada franca, os recitais ocorrem aos domingos, às 18h, na Sala de Recitais da Casa da OSPA. Esta é a 14ª edição na Temporada 2022.
ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE (OSPA)
Série Música de Câmara – Recital do VI Encontro Nacional de Violistas
Quando: domingo, 13 de novembro de 2022, às 18h.
Onde: Sala de Recitais da Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre, RS).
ENTRADA FRANCA
Estacionamento: gratuito, no local.
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 6 anos.
Acessibilidade: pessoas com mobilidade reduzida.
Informações para o público: (51) 3288-1507, de segunda a sexta, das 9h às 18h.
Programa:
Marco Padilha (n. 1955) | II Lamento
José Guerra Vicente (1907-1976) | Divertimento para Viola Solo
Emerson de Biaggi (viola)
Ernst Mahle (n. 1929) | Sonatina para Viola e Piano (estreia)
Hella Frank (viola) e Cristina Capparelli (piano)
Dimitri Cervo (n. 1968) | Suite
Hella Frank (viola)
Benjamin Britten (1913-1976) | Lachrymae
Arvo Pärt (n. 1935) | Fratres
Morton Feldman (1926-1987) | The Viola in my Life 3
Claudio Santoro (1919-1989) | Acalanto da Rosa
Duo Portinari: Peter Pas (viola) e Soledad Yaya (harpa)
Apresentação:
Peter Pas (viola)
Emerson de Biaggi (viola)
Hella Frank (viola)
Soledad Yaya (harpa)
Cristina Capparelli (piano)
Direção Artística: Evandro Matté
Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio da Temporada Artística: Gerdau, Alibem e Banrisul.
Patrocinadores da Casa da Ospa: Banrisul, Vero, Panvel, Grupo Zaffari e Gerdau.
Apoio da Temporada Artística: Sulgás. Apoio Institucional: ABRAV e VI ENVIO.
Realização: Fundação Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós, Secretaria da Cultura do RS, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal – Pátria Amada Brasil. PRONAC: 192458.