O solista Kevin Weed toca o instrumento e participa de Jam Session inédita com o Grupo Avalon, quinta, na Sala de Recitais.
A primeira semana de outubro chega com muitas novidades à Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) — fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS). Enquanto a quinta-feira é de Jam Session com Kevin Weed e o Grupo Avalon na Sala de Recitais da Casa da OSPA, a sexta-feira tem a estreia da gaita de foles como solista em concertos da orquestra, em uma apresentação que traz adaptações das trilhas sonoras de O Senhor dos Anéis — A Sociedade do Anel, Coração Valente e Outlander, em um repertório inspirado nas paisagens da Escócia. Os músicos se apresentam sob a batuta de Manfredo Schmiedt, junto às vozes de Débora Dreyer e Herbert Grings, na Sala Sinfônica do Complexo Cultural Casa da OSPA, às 20h, com transmissão ao vivo pelo canal da OSPA no Youtube. Já a Jam Session, formato pouco frequente na Casa da OSPA, ocorre às 18h, e terá os músicos tocando em clima informal, sem programa específico a ser seguido.
Concerto “Highlands & Bagpipes” — Sexta-feira, 3 de outubro, às 20h
A seguir, o solista Kevin Weed entra no palco com sua gaita de foles. Natural da Califórnia, nos Estados Unidos, ele é também pianista, organista, maestro e compositor, e participou da trilha sonora do filme Battleship, lançado em 2012 e dirigido por Peter Berg. Já se apresentou no Japão, China, Itália, Austrália, Escócia e outros países, e foi premiado como gaitista no World Pipe Band Championships. Com a OSPA, interpretará sua composição Concerto for Highland Bagpipes and Orchestra. A música traz três movimentos, com o primeiro sendo iniciado pelos violinos, seguido pela entrada gradual dos demais instrumentos e, por fim, da gaita de foles. Segundo Kevin, a melodia do segundo movimento nasceu como uma canção de ninar para a sua filha Rebecca. O terceiro movimento é encerrado com uma referência ao primeiro, “como um ciclo que se completa”, nas palavras do compositor.
Após o intervalo, a apresentação retorna trazendo obras compostas para o cinema e a televisão. O tema de Coração Valente, Braveheart Medley, de James Horner (1953-2015) com arranjo de Cage Zhu Junjie, adapta a trilha épica do filme de 1995 dirigido por Mel Gibson para a sala de concerto. Skye Boat Song, tema da série Outlander composto pelo norte americano Bear McCreary sobre a letra de Robert Louis Stevenson (1850-1894), romancista escocês conhecido por obras como O Médico e o Monstro e A Ilha do Tesouro, é a próxima música no programa. A série, que estreou em 2014, foi adaptada por Ronald D. Moore para a televisão, e se baseia nos livros de Diana Gabaldon. Já a música, que traz Weed novamente na gaita de foles, tem origem no folclore escocês: “O tema da canção remete à busca pela própria identidade após tantas viagens no tempo e no espaço, de alguém que um dia partiu em direção a Skye”, conta Débora Dreyer, mezzo-soprano que dá voz à obra. Licenciada em canto pela UFRGS, ela integrou grupos vencedores do Prêmio Açorianos, como o Coral Porto Alegre e o grupo Maria Vai Com as Outras, transitando entre a música de concerto e a popular. É também professora de canto e diretora vocal em espetáculos musicais e gravações em estúdio, tendo idealizado e sendo integrante do grupo Vocal TAKT.
Voltando às composições programadas para o concerto, An Orkney Wedding, With Sunrise, Op 120a [J. 264], do britânico Peter Maxwell Davies (1934-2016), evoca uma festa de casamento nas ilhas Orkney, no norte da Escócia. “A música vai ficando cada vez mais viva, alegre, até quase sair do controle”, explica o maestro Manfredo. A gaita de foles novamente entra em cena: “mais do que descrever uma festa, esta peça celebra a vida. Fala de exageros, de alegria, de tradição e, acima de tudo, de recomeços”, diz o regente. Nascido em Porto Alegre, ele é Diretor Artístico da OSPA desde 2024. Iniciou sua trajetória musical em 1973, estudou trompete sob orientação de José M. Barrios e Regência com o maestro Arlindo Teixeira na UFRGS. É mestre em Regência pela Universidade da Geórgia (EUA), foi diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul e atuou à frente do Coro Sinfônico da OSPA por mais de 32 anos.
Encerrando o concerto, o cinema volta ao palco da Sala Sinfônica com a Suíte Sinfônica The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring, um arranjo de John Whitney da trilha sonora composta por Howard Shore para o filme O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, que foi a vencedora do Oscar de Melhor Trilha Sonora Original em 2002. O filme, dirigido por Peter Jackson e baseado no livro de J.R.R. Tolkien, teve seu lançamento em 2001 e foi também indicado ao prêmio de Melhor Filme no Oscar — o último filme da trilogia O Senhor dos Anéis, O Retorno do Rei, venceu o prêmio em 2004, e também levou novamente a premiação de trilha sonora para Shore. A interpretação pela OSPA conta com o solista de 10 anos Herbert Grings. Filho de músicos, Herbert fez aulas desde o início da infância, e há um ano integra tanto o Coro Infantojuvenil da Escola da OSPA quanto o Show Musical Anchieta. Em sua primeira vez como solista junto a uma orquestra, para além dos ensaios, ele tem assistido a concertos da OSPA e aos filmes de O Senhor dos Aneis para se preparar.
Antes da apresentação, a palestra Notas de Concerto, que aborda as obras no programa do concerto e as biografias de compositores e solistas, acontece às 19h, na Sala de Recitais. A palestrante convidada é a violinista Renata Bernardino. Mestranda em Educação Musical pela UFRGS, ela integra o grupo Avalon, especializado em música celta, e a Bach Society Brasil, dedicada a apresentações de obras do compositor barroco Johann Sebastian Bach. A entrada na palestra ocorre com o mesmo ingresso do concerto, e ela conta também com transmissão online pelo canal da OSPA no Youtube.
Jam Session: Kevin Weed e Grupo Avalon — Quinta, 2 de outubro, às 20h
O grupo traz no repertório músicas de estilo folclórico dos povos celtas, aprimorando a experiência musical com duas gaitas de foles tocadas por Melati e Weed. A Jam Session promete uma imersão sonora nas tradições nórdicas, destacando também outros instrumentos típicos da região, como o fiddle, o tin whistle e o bodhrán. O piano e o vocal se somam a essa reunião musical, criando uma fusão envolvente.
Existem muitos tipos de gaitas de foles. O mais conhecido e popularizado nas highlands, ou Terras Altas escocesas, é um instrumento de sopro que emite um som de fundo e consegue alcançar nove notas. Distingue-se de outros instrumentos por ser tocado em volume constante — sem a variação entre “pianissimo” e “fortissimo”. Já o fiddle é um modo diferente de tocar o violino e outros instrumentos de cordas típicos da música de concerto que é associado à música popular e folclórica. O tin whistle, por sua vez, é um instrumento metálico de construção simples da família das flautas. Por fim, o bodhrán se assemelha a um tamborim, porém de tamanho maior. É tocado com uma baqueta de madeira com pontas em ambas as extremidades. A sessão de improviso tem entrada gratuita, por ordem de chegada, e acontece a partir das 20h.
FUNDAÇÃO ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE
Highlands and Bagpipes
SEXTA-FEIRA, 3 DE OUTUBRO DE 2025
Início do concerto: às 20h. Palestra Notas de Concerto: às 19h, com Renata Bernardino.
Onde: Complexo Cultural Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre, RS).
Ingressos: de R$ 10 a R$ 50. Descontos: ingresso solidário (com doação de 1kg de alimento), clientes Banrisul, Amigo OSPA, associados AAMACRS, sócio do Clube do Assinante RBS, idoso, doador de sangue, pessoa com deficiência e acompanhante, estudante, jovem até 15 anos e ID Jovem.
Bilheteria: em sympla.com.br/casadaospa ou no Complexo Cultural Casa da OSPA no dia do concerto, das 15h às 20h.
Estacionamento: gratuito, no local.
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 6 anos.
Transmissão ao vivo: às 19h (Notas de Concerto) e às 20h (concerto) no canal da OSPA no YouTube.
Acesse o programa do concertoApresentação: Orquestra Sinfônica de Porto Alegre
Solistas: Kevin Weed (gaita de foles), Débora Dreyer (mezzo-soprano) e Herbert Grings (coro infantil)
Regente: Manfredo Schmiedt
Jam Session com Kevin Weed e Grupo Avalon
QUINTA-FEIRA, 2 DE OUTUBRO DE 2025
Início: às 20h.
Onde: Sala de Recitais da Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre, RS).
Entrada franca, por ordem de chegada.
Estacionamento: gratuito, no local.
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 6 anos.
Apresentação: Kevin Weed (gaita de foles) e Grupo Avalon: Tales Melati (gaita de foles, tin whistle), Candido Castro (bodhran), Renata Bernardino (fiddle, voz) e Marina Gimenez (piano)
Estes eventos disponibilizam medidas de acessibilidade.
Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio da Temporada Artística: Gerdau, Banrisul, TMSA e Tramontina.
Apoio da Temporada Artística: Unimed, Imobi e Intercity. Promoção: Clube do Assinante.
Realização: Fundação Cultural Pablo Komlós, Fundação OSPA, Secretaria da Cultura do RS, Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.