Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

A OSPA fecha agosto com uma poderosa interpretação de Rachmaninoff no dia 29 e um recital diversificado no dia 30

Jonathan Girard rege a Orquestra e Estefan Iatcekiw na sexta; Duo Winter & Araújo e Barroqueando fazem recital no sábado

Publicação:

Por Tábata Kolling

Jonathan Girard rege a Orquestra e Estefan Iatcekiw na sexta; Duo Winter & Araújo e Barroqueando fazem recital no sábado

A semana da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) — fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS) — será de concerto e recital nos dias 29 e 30 de agosto. O Concerto do Presidente, na sexta-feira, tem a regência de Jonathan Girard em um grande repertório, que destaca o célebre Concerto para Piano nº2, de Sergei Rachmaninoff, interpretado pelo premiado pianista brasileiro Estefan Iatcekiw, e Die Seejungfrau (A Sereia), de Alexander Zemlinsky. A apresentação acontece na Sala Sinfônica do Complexo Cultural Casa da OSPA, às 20h, e conta com transmissão ao vivo pelo canal da OSPA no Youtube. No sábado, o Duo Winter & Araújo e o grupo Barroqueando se apresentam na Sala de Recitais da Casa da OSPA a partir das 17h em um recital com entrada franca, por ordem de chegada. As informações de cada apresentação são detalhadas a seguir.

“Concerto do Presidente” — Sexta-feira, 29 de agosto, às 20h

Após reger o concerto A Dama do Trompete, no dia 22 de agosto, o maestro Jonathan Girard, segue por mais uma semana como regente convidado da OSPA. O Concerto do Presidente, nesta sexta (29/08), conta com a presença do solista brasileiro Estefan Iatcekiw ao piano. Reconhecido no cenário nacional do instrumento por sua técnica, expressividade e repertório, é premiado no Brasil e no Exterior e apoia a formação de novos músicos por meio da Bolsa de Estudos Musicais Estefan Iatcekiw. No programa do Concerto do Presidente, a obra Concerto para Piano nº 2 em dó menor, Op. 18, de Sergei Rachmaninoff (1873–1943), é uma das que lhe toca profundamente, fazendo parte do repertório de Iatcekiw desde seus 12 anos. O solista explica sua relação com o Segundo Concerto e seu autor: “Cada nota de Rachmaninoff me inspira a buscar novos caminhos na música e a tocar o coração de quem me ouve. Ser convidado a interpretar essa obra é sempre mais do que um compromisso: é um ato de amor.”

Após um intervalo, o programa continua com Die Seejungfrau (A Sereia), obra do maestro, professor e compositor Alexander Zemlinsky (1871-1942) inspirada em um conto de Hans Christian Andersen. A história, que também deu origem ao filme animado A Pequena Sereia, fala de uma princesa sereia que abre mão de sua voz para se tornar humana e, quando falha em conquistar o amor de um príncipe, ela se transforma em um espírito do mar. Zemlinsky traduz essa jornada em música com referências ao lirismo de Mahler e à opulência de Strauss, além dos ecos da dor do término de seu casamento com a também compositora Alma Schindler, como explica o regente Jonathan Girard.

O programa da noite também é marcado pela estreia mundial de Prelude – The Girl from the Bus Station, do compositor brasileiro Thales Gonzaga. Segundo o autor, “o início [da música] é marcado por arpejos etéreos que evocam o movimento sereno das águas do Rio Guaíba, refletindo a quietude de um cenário noturno, onde o silêncio, quase sacro, serve de testemunha à confluência dos destinos”. A obra leva a um “turbilhão emocional” como as ondas do rio e chega a um fim que se “dissolve como um sonho”, como explica Thales.

Planejado pelo diretor artístico da OSPA, Manfredo Schmiedt, com apoio do presidente da Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (FOSPA), Gilberto Schwartsmann, o Concerto do Presidente marca o compromisso e engajamento de Gilberto nas atividades da OSPA: “Espera-se que o Presidente desempenhe um papel de liderança, de facilitação e que tenha um grande engajamento nas atividades e desafios da FOSPA. E que dê um exemplo de dedicação à orquestra”, afirma. “O Concerto do Presidente expressa meu entusiasmo e crença no valor do que é feito pela orquestra, na promoção de um ambiente de respeito e amor à música de concerto, de busca da harmonia e do entusiasmo com as belezas que o ser humano é capaz de produzir. É também uma celebração da vida diária da orquestra, dos demais colaboradores e da comunidade que a prestigia”, completa o presidente.

A apresentação é antecedida pela palestra Notas de Concerto, que acontece às 19h, na Sala de Recitais. Conduzida pelo professor da UFRGS Francisco Marshall, sua entrada está incluída no ingresso para o concerto. A atividade conta também com transmissão online pelo canal da OSPA no Youtube. Marshall abordará as especificidades de cada uma das obras do programa e as biografias de seus compositores, além das carreiras do regente Jonathan Girard e do solista Estefan Iatcekiw.

Recital Música de Câmara: Barroqueando e Duo Winter & Araújo — Sábado, 30 de agosto, às 17h

No sábado, dia 30 de agosto, o Duo Winter & Araújo, formado por Leonardo Winter na flauta e Marcos Araújo no violão, apresenta três obras do compositor italiano Roberto Di Marino. Iniciando com Nightfall, que traz referências a sonoridades célticas no violão e melodia expressiva na flauta, segundo os músicos, passa então às Suítes II e III para flauta e violão, com movimentos que trazem a milonga e o tango da América Platina (Argentina, Paraguai e Uruguai). Marcos Araújo e Leonardo Winter são professores e pesquisadores do Departamento de Música e do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS, e Winter também faz parte da OSPA.

Na segunda parte do recital acontece a apresentação do grupo Barroqueando, formado por Érico Marques no oboé, Giovani dos Santos no violino, Pablo Schinke no violoncelo e Letícia Arnold no cravo. Com foco em obras barrocas, eles interpretam o Trio sonata nº 3, de Jan Dismas Zelenka, obra para oboé e violino que “marca uma das primeiras ocasiões no barroco em que o fagote assume protagonismo como voz independente”, segundo o oboísta Érico Marques. O fechamento do recital é com a música La Folia, de Antonio Vivaldi, que alterna virtuosismo e melancolia. Érico, Giovani e Pablo são músicos da OSPA, enquanto Letícia é mestra em Música pela UFRGS, musicista e também docente.

FUNDAÇÃO ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE

Concerto do Presidente

SEXTA, 29 DE AGOSTO DE 2025
Início do concerto: às 20h. Palestra Notas de Concerto: às 19h, com Francisco Marshall.
Onde: Complexo Cultural Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre, RS).
Ingressos: de R$ 10 a R$ 50. Descontos: ingresso solidário (com doação de 1kg de alimento), clientes Banrisul, Amigo OSPA, associados AAMACRS, sócio do Clube do Assinante RBS, idoso, doador de  sangue, pessoa com deficiência e acompanhante, estudante, jovem até 15 anos e ID Jovem.
Bilheteria: em sympla.com.br/casadaospa ou no Complexo Cultural Casa da OSPA no dia do concerto, das 15h às 20h.
Estacionamento: gratuito, no local.
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 6 anos.
Transmissão ao vivo: às 19h (Notas de Concerto) e às 20h (concerto) no canal da OSPA no YouTube.
Acesse o programa do concerto


Apresentação: Orquestra Sinfônica de Porto Alegre
Solista: Estefan Iatcekiw (piano)
Regente: Jonathan Girard

Recital Série Música de Câmara — Barroqueando e Duo Winter & Araújo

SÁBADO, 30 DE AGOSTO DE 2025
Início do recital: às 17h.
Onde: Sala de Recitais da Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre, RS).
Entrada franca, por ordem de chegada.
Estacionamento: gratuito, no local.
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 6 anos. 
Acesse o programa do recital

Apresentação: 
Barroqueando — Érico Marques (oboé), Giovani dos Santos (violino), Pablo Schinke (violoncelo) e Letícia Arnold (cravo)
Duo Winter & Araújo — Leonardo Winter (flauta) e Marcos Araújo (violão) 

Estes eventos disponibilizam medidas de acessibilidade.

Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio da Temporada Artística: Gerdau, Banrisul, TMSA e Tramontina. 

Apoio da Temporada Artística: Unimed, Imobi e Intercity. Promoção: Clube do Assinante.
Realização: Fundação Cultural Pablo Komlós, Fundação OSPA, Secretaria da Cultura do RS, Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre